Análise Financeira: uma Visão Gerencial

 

Clique aqui para adquirir, ou encontre o livro nas melhores livrarias do país e bons estudos!
 

Este livro, de autoria dos Professores Aderbal Nicolas Müller e Luís Roberto Antonik, traz importantes contribuições ao estudo das Finanças e, mais particularmente, ao segmento de Análise Financeira de empresas.
A Análise Financeira, conforme tratada pelos autores, incorpora os mais destacados avanços verificados na matéria, de forma a atender às necessidades cada vez mais exigentes dos profissionais financeiros, além de permitir aos estudantes um conhecimento mais amplo e crítico da matéria. É importante entender-se que a Análise Financeira não deve se limitar a indicadores horizontais e verticais e cálculo de índices convencionais; ao contrário, o seu estudo deve incorporar novas interpretações que permitam que se infiram causas e efeitos e um acurado entendimento de suas questões mais complexas.
Em verdade, a obra extrapola o contexto tradicional da literatura sobre o assunto, abordando em extensão temas bem atuais como abertura de capital, governança corporativa, “disclosure”, riscos e garantias, padronização das demonstrações contábeis, entre outros. Os autores vão buscar na Economia, Contabilidade, Direito e Finanças Corporativas as noções essenciais para embasarem o tratamento e entendimento mais abrangente dos conceitos e técnicas da Análise Financeira.
Devem ser destacadas, como contribuição do trabalho, a abordagem gerencial adotada, e a forma prática e simples dos autores em apresentar seus principais conceitos e métodos de cálculo da Análise Financeira. Neste livro, a teoria é tratada de maneira a ajudar o leitor e estudante perceberem, com a profundidade necessária, as questões fundamentais da prática financeira das empresas.
Outra importante característica da obra dos Professores Aderbal Nicolas Müller e Luís Roberto Antonik é a adequação de toda teoria e instrumental da Análise Financeira à realidade brasileira. Na obra, os autores não se limitam aos modelos financeiros puros, mas vão além, incorporando aos conceitos disponíveis as informações básicas de nossa economia na tentativa de oferecerem uma visão válida para o Brasil.
O livro surge, em verdade, da necessidade do mercado editorial em publicar trabalhos de autores nacionais e que retratem a realidade brasileira, colaborando para elevar a qualidade do ensino e da gestão de nossas empresas. O leitor é levado a raciocinar sobre as influências de nossas características econômicas sobre os modelos financeiros convencionais, desenvolvidos geralmente em ambientes díspares do brasileiro, suas limitações e necessidades de ajustes.
Na obra são considerados, além de nossas legislações fiscal e societária, padrões de desempenho nacionais, inflação e índices de preços, ilustrações envolvendo empresas brasileiras, variação cambial, entre outras medidas tipicamente nacionais.
Os capítulos são apresentados de forma organizada e de acordo com uma seqüência natural desejada. Muito interessante a abordagem dinâmica e estática da análise financeira desenvolvida pelos autores nos capítulos 3 e 4. Tratam o assunto de maneira bastante didática e pragmática, permitindo ao leitor melhores condições de interpretação e avaliação crítica dos resultados.

Prof. Dr. Alexandre Assaf Neto
Ribeirão Preto – SP