Cálculos Periciais

 

Clique aqui para adquirir o livro!

A tecnologia dos cálculos periciais proporciona, por meio da perícia, um desvendar dos fatos ocultos aos leigos em geral, que para garantir seus direitos necessitam de um profissional altamente capacitado: o expert.

O expert conhecido nas diversas ciências, como perito, utiliza-se da metodologia científica para verificar e sanar as dúvidas e incertezas que norteiam os laicos. Por exemplo, um perito em cálculos utiliza-se das tecnologias contábeis, econômicas e financeiras para apuração dos fatos e fornece informações e esclarecimentos técnico-científicos, demonstrando clara e objetivamente se os argumentos apresentados pelas partes do litígio são verossímeis, pois jus ex facto oritur.

A implicação do trabalho de qualquer perito está compilada ao que se titula Laudo ou Parecer, e é imprescindível que este expert o faça sobre conceitos científicos, pois constantemente poderá ser questionado e posto à prova em seus conhecimentos, sendo inaceitáveis erros grosseiros ou omissões que venham a prejudicar uma das partes de forma indelével.

E surge daí a necessidade de um estudo que proporcionasse de forma teórica e prática o esclarecimento de alguns pontos exclusivos da perícia contábil e financeira:

  1. O papel e a importância do Perito Judicial na busca e construção do direito social;
  2. O que são e como se verificam as taxas de inflação e os índices de preços;
  3. Os indexadores na análise da situação de financiamento empresarial;
  4. Os indexadores na análise de aplicações financeiras e contratos;
  5. Alguns sistemas de amortização.

Com isso, o que se pretende aqui é colaborar, doutrinariamente, com abordagens científicas e conceituais, e elucidar pontos controversos e, algumas vezes, desconhecidos do público em geral, e até mesmo para aqueles que militam em áreas financeiras e que se utilizam, de diversas formas, dos números em geral.

Mesmo porque os livros de matemática financeira e de finanças não trazem aspectos peculiares da perícia judicial com abordagem em conceitos financeiros, e muito menos permitem o confronto de idéias particulares entre os diversos laudos e pareceres que transbordam os tribunais de conceitos mutáveis e questionáveis. Eles somente expõem um estudo necessário para o uso de alguns pontos da perícia.

As abordagens aqui delineadas são relativamente complexas, e necessitam de um entendimento mínimo de matemática financeira conceitual para seu entendimento, no entanto também procurou-se utilizar uma linguagem simples e objetiva, que ilustrasse tudo aquilo que é demonstrado nas tabelas, no intuito único de facilitar a compreensão por parte do leitor.

Sem dúvida o conhecimento do conteúdo desta obra permitirá uma série de aferições e conduzirá ao conhecimento mais preciso de variáveis importantíssimas no mundo financeiro, sem as quais muitas análises são prejudicadas.

Indexadores, números-índice, fórmulas matemáticas e cálculos de amortizações em sistemas pré-definidos, são assuntos próprios e específicos, mas que estão claramente constituídos no cotidiano, presentes até mesmo na vida daquele que nem ao menos percebe sua verdadeira importância.